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VITAL C prevê que tendências repercutirão positivamente na utilização dos equipamentos médicos
A tecnologia sempre foi uma aliada da medicina – dos equipamentos médicos às medicações – seja no sentido de cuidados com a saúde quanto em tratamentos. Pensar no combate a doenças, desenvolvimento de novas vacinas e atendimento humanizado tem sido o foco do setor para ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável.
No entanto, nos últimos dois anos, muitas empresas de tecnologia se concentraram em aplicar seus conhecimentos para resolver problemas causados pela pandemia. Assim, esse tem sido o objetivo de muitas empresas da saúde que, mesmo não sendo tradicionais em tecnologia, acabaram voltando sua atenção para essa área, transformando a entrega de seus produtos e serviços.
Veja algumas tendências tecnológicas para a área da saúde em 2022:
Atendimento remoto e telemedicina
Nos primeiros meses da pandemia, o percentual de consultas de saúde que foram realizadas remotamente subiu de 0,1% para 43,5%. Analistas da Deloitte, companhia inglesa de consultoria empresarial, dizem que o comportamento do paciente na procura pela telemedicina continuará em crescimento.
Além da segurança pela não interação com muitas pessoas, quer no trajeto ou no local de atendimento, há ainda a questão da distância. O smartphone, por exemplo, é uma ferramenta que traz o benefício da conectividade, colaborando para que o paciente tenha fácil acesso aos profissionais de saúde e resultados de exames.
Realidade estendida para treinamento clínico e tratamento
Realidade estendida (XR, sigla em inglês) é um termo que abrange realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista. Tudo isso envolve lentes ou fones de ouvido que alteram nossa percepção do mundo. Essa tecnologia traz um grande impacto ao setor da saúde.
Um exemplo disso é a possibilidade do treinamento de médicos e cirurgiões, permitindo que eles se familiarizem intimamente com o funcionamento do corpo humano sem colocar os pacientes em risco ou exigir o fornecimento de cadáveres médicos.
Tecnologia e humanização
O avanço da tecnologia com a realidade virtual e a “Internet das Coisas” – termo usado para se referir à conexão dos objetos usados no dia a dia à rede de computadores mundial – vem ao encontro da pauta mundial sobre redução de desperdício. Da mesma forma, um atendimento cada vez mais humanizado e pensando sempre no bem-estar do paciente, também ganha cada vez mais espaço, justamente como indicativo de que a tecnologia vem para agregar, e não desumanizar o atendimento.
“Começaremos a ver muitas aplicações tecnológicas no setor de saúde e com acesso mais facilitado, conforme temos acompanhado inúmeros artigos sobre o tema”, diz o engenheiro Fábio Guedes, diretor comercial da VITAL C, empresa especializada em locação e manutenção de arco cirúrgico. Também conhecido como intensificador de imagem, este equipamento auxilia a equipe médica para proporcionar uma cirurgia minimamente invasiva.
Para ele, essas tendências repercutirão positivamente na utilização dos equipamentos, cada vez mais projetados com sistemas inteligentes. “Hoje os arcos cirúrgicos, por exemplo, já possuem tecnologias que auxiliam enormemente as equipes médicas durante as intervenções, e a tendência, como vimos, é que isso fique ainda mais sofisticado, beneficiando diretamente os pacientes”, prevê.
Comunicação & Marketing VITAL C