VitalC
(11) 2641-2000

Blog Vital C

Conheça as novidades da Vital C

Voltar

Inteligência Artificial: Revolução na Hemodinâmica

Publicado em 22 Jul 2024

Diagnósticos mais precisos, procedimentos aprimorados e vidas salvas. Estas são apenas algumas das vantagens da inserção da Inteligência Artificial na hemodinâmica que está transformando o panorama da saúde e se tornando um aliado essencial para profissionais da área, auxiliando-os em sua rotina de trabalho.

Mas o que exatamente a IA faz na Hemodinâmica?

  • Análise de Imagens Médicas: A IA pode complementar o trabalho dos médicos, analisando imagens de radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética com rapidez e precisão, contribuindo para diagnósticos mais eficientes. Isso permite um diagnóstico mais rápido e preciso de doenças cardiovasculares, como infartos, derrames cerebrais e aneurismas. Um estudo da Philips revelou que a tecnologia pode diminuir o tempo de análise em até 50%, permitindo um atendimento mais ágil e eficaz aos pacientes.
  • Suporte em Procedimentos: A IA auxilia os médicos na realização de procedimentos hemodinâmicos, como cateterismos cardíacos e angioplastias. Isso é possível através de ferramentas como o reconhecimento de imagens e o rastreamento de instrumentos, que garantem um melhor direcionamento dos cateteres e outros dispositivos durante os procedimentos. Um estudo publicado na revista “JACC: Cardiovascular Interventions” demonstrou que a IA pode reduzir o risco de complicações em até 30%.
  • Planejamento Personalizado: A IA pode ser utilizada para analisar dados do paciente e criar planos de tratamento personalizados. Isso significa que cada paciente recebe o tratamento mais adequado às suas necessidades, o que aumenta as chances de sucesso do tratamento.

“A Inteligência Artificial tem o potencial de revolucionar a maneira como os profissionais de saúde diagnosticam e tratam doenças. Por isso, é tão importante entender como funciona a IA no contexto médico“, revela Marcelo Javier Ocampo Lopez, especialista em Aplicações de Angiografia na Philips Healthcare.

Agora que você conhece estes três pontos relevantes da IA na hemodinâmica, também é necessário entender as suas aplicações em sala de cirurgia e que potencializam o salvamento e melhora na qualidade de vida a milhões de pessoas em todo o mundo. Os radiologistas estão procurando soluções para melhorar o desempenho de seus departamentos e ajudar os pacientes com fluxos de trabalho otimizados, tempos de procedimento mais curtos e operações facilitadas. Com 45% dos radiologistas relatando sintomas de esgotamento, as inovações em diagnóstico por imagem e informática empresarial estão focadas em liberar tempo para a equipe clínica por meio de fluxos de trabalho aprimorados e maior eficiência.

  • A IA pode ser utilizada para navegar cateteres durante procedimentos hemodinâmicos, garantindo um trajeto mais preciso e seguro até a área a ser tratada.
  • É possível detectar automaticamente anormalidades em imagens médicas, como placas de aterosclerose e aneurismas, auxiliando no diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares.
  • Possibilita o fornecimento de informações em tempo real aos médicos durante os procedimentos hemodinâmicos, auxiliando-os na tomada de decisões mais precisas.

Philips Azurion com IA

Um dos exemplos mais destacados é o sistema Philips Azurion com IA, que utiliza algoritmos inteligentes para analisar automaticamente imagens de raios-X e fornecer aos médicos informações precisas sobre o estado do coração do paciente. Após atingir o marco de 2 milhões de procedimentos em pouco mais de 3 anos e meio, essa plataforma de terapia guiada por imagem continua avançando. O seguinte grande avanço da Azurion, em termos de integração da sala de hemodinâmica e da área de diagnóstico por imagem 3D, passou a permitir o controle de uma variedade de aplicações compatíveis em uma única interface com tela sensível ao toque, ao lado da mesa.

“Em última análise, o grau de inovação do pacote de ferramentas intervencionistas não é determinado por uma única tecnologia ou modalidade de diagnóstico por imagem isoladamente, mas sim pela integração de diferentes tecnologias e modalidades“, conta Bert van Meurs, Diretor de Negócios de Terapia Guiada por Imagem da Philips.

O futuro

No futuro, podemos esperar ver ainda mais aplicações da IA nessa área para melhorar o sistema de saúde e este potencial é ilimitado. Ela oferece uma oportunidade única para que os dados clínicos façam sentido e permite que a saúde em geral seja mais preditiva e precisa.

“Avanços na IA, ética e robótica estão moldando o caminho para uma maior integração entre humanos e máquinas. Estamos apenas descobrindo a superfície das possibilidades da inteligência artificial. O futuro ainda reserva muitas descobertas emocionantes à medida que avançamos rumo a uma era verdadeiramente inteligente”, diz Javier.

Entender bem todos os aspectos das soluções com IA exige uma ampla colaboração entre médicos, cientistas de dados, especialistas em interação, entre outros. Mas já podemos citar algumas previsões:

  • A chance de prever o risco de um paciente desenvolver doenças cardiovasculares, permitindo medidas preventivas mais eficazes.
  • Criar planos de tratamento personalizados para cada paciente, levando em consideração sua genética, estilo de vida e histórico médico.
  • Realizar cirurgias cardíacas minimamente invasivas com maior precisão e segurança.

A Vital C é representante oficial da Philips na modalidade IGT. Para saber mais sobre nossos equipamentos de arco cirúrgico e hemodinâmica, entre em contato com nosso setor comercial.

Comunicação & Marketing Vital C