VitalC
(11) 2641-2000

Blog Vital C

Conheça as novidades da Vital C

Voltar



Google Homenageia Dra. Rita Lobato, Primeira Médica Brasileira

Publicado em 07 Jun 2024

Hoje, 7 de junho de 2024, o Google está homenageando a Dra. Rita Lobato, a primeira mulher a exercer Medicina no Brasil com especialização em obstetrícia e a segunda médica a obter êxito acadêmico na área em todo o continente sul-americano.

O Doodle do Google é uma alteração temporária no logotipo da página inicial do Google, que celebra feriados, eventos, conquistas e pessoas notáveis. Essa homenagem traz visibilidade e reconhecimento a figuras históricas e temas relevantes, educando e inspirando milhões de pessoas em todo o mundo.

A Vital C também homenageia a Dra. Rita Lobato. A médica enfrentou o preconceito, envolveu-se em causas humanitárias oferecendo medicamentos sem custo e abraçou movimentos sociais como a inclusão de eleitoras no Código Eleitoral de 1932, dando espaço para uma geração de médicas aspirantes.

Dra. Rita Lobato, primeira mulher a exercer a Medicina no Brasil.
Fonte: Doodle/Google

Pesquisas revelam o cenário que foi preparado pela médica há 158 anos e que se reflete atualmente no país.

• Quase metade das médicas: Em 2020, 46,6% dos médicos em atividade no Brasil eram mulheres, segundo a Demografia Médica do CFM (Conselho Federal de Medicina).

• Superando barreiras: Em 1990, apenas 30,8% dos médicos eram mulheres.

• Tendência de crescimento: A projeção é que as mulheres sejam maioria entre os médicos brasileiros a partir de 2024, com mais de 60% dos ingressantes na graduação sendo do sexo feminino.

• Especialidades em destaque: As mulheres são maioria em áreas como Pediatria (61,5%), Ginecologia e Obstetrícia (72,2%) e Dermatologia (60,7%).

Celebramos a Dra. Rita Lobato! Que mais mulheres se tornem médicas com propósito.