VitalC
(11) 2641-2000

Blog

Conheça as novidades da Vital C

Voltar

Campanha “Novembro Azul” e o câncer de próstata

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, doença com altas chances de cura se descoberta no início.

Chegou novembro, e com ele a época de os homens serem encorajados a fazerem os exames preventivos para o câncer de próstata, uma das doenças que mais acomete a população masculina.

Para isso foi criada a campanha “Novembro Azul”, que tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer de próstata, um desafio ainda maior em meio à pandemia do novo coronavírus.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente para 2020 são esperados 65.840 novos casos, porém podem não ser diagnosticados a tempo por conta do isolamento social. No Brasil houve uma queda de 70% das cirurgias oncológicas e uma queda de 50% a 90% das biópsias enviadas para análise, estimando-se que entre 50 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber diagnóstico de câncer nesse período*.

Para reforçar a importância dos exames preventivos, a VITAL C, empresa de locação de arco cirúrgico, trouxe na edição atual de seu Informativo interno uma matéria sobre o “Novembro Azul”, onde reforça os cuidados que seus funcionários devem ter sobre a saúde.

De acordo com o Inca, mais ações de conscientização devem ser feitas, pois se sabe que quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chance de cura.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula.

* Fonte: Dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) junto aos principais serviços de referência do país, nas redes pública e privada entre março e maio, comparado com o mesmo período do ano passado.

Comunicação & Marketing VITAL C