VitalC
(11) 2641-2000

Blog

Conheça as novidades da Vital C

Voltar

Vital C participa da campanha ‘Outubro Rosa’



Outubro já se tornou um mês marcado pela campanha de prevenção ao câncer de mama, conhecida como ‘Outubro Rosa’. O movimento internacional foi criado no início da década de 1.990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e tem sido de enorme importância, não apenas para conscientização das mulheres sobre o problema, mas pelo acesso às informações sobre o diagnóstico, a doença, tratamentos e outros.

A campanha também colabora com informações, transmitidas de forma simples e acessível, que ajudam as mulheres a fazerem o autoexame ou buscar atendimento especializado. Quanto mais precoce o descobrimento de um tumor, mais chances reais de cura existem.

Cada vez mais empresas, governos e outras instituições públicas e privadas têm se engajado na campanha.

No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.733/2.018 e movimenta todos os órgãos públicos, que cooperam para que as informações sejam divulgadas.

Focada em saúde e bem-estar, a Vital C, especializada em locação de arco cirúrgico, participa do ‘Outubro Rosa’ divulgando aos seus colaboradores a importância dos exames preventivos por meio de comunicação interna e ao público em geral em suas mídias sociais.

Brasil
Segundo Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.

Prevenção
O câncer de mama não é uma doença totalmente previsível – em função da multiplicidade de fatores relacionados ao seu surgimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis:

  • praticar atividade física;
  • alimentar-se de forma saudável;
  • manter o peso corporal adequado;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • amamentar;
  • evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Fonte: Ministério da Saúde

Comunicação e MKT Vital C